Flores de água para seu lago

Você tem um lago (ou mini-lagoa 😉 ) e quer colocar flores de água nele? Sem dúvida, há muitas plantas aquáticas que produzem pétalas de cores e formas muito elegantes. Alguns até libertam um aroma delicioso, de tal forma que atraem tanto insectos benéficos como abelhas.

Ter um ou mais desses seres vegetais no seu jardim ou pátio é uma experiência tão boa que, assim que a oportunidade surgir, você não deve deixá-la ir. Estes são alguns dos mais bonitos.

Copo de leite, Jarro ou Boca de Jaro

É uma das mais populares plantas aquáticas (na verdade, semi-aquáticas). Seu nome científico é Zantedeschia aethiopica. É nativa da África do Sul, onde cresce em áreas úmidas e um pouco protegida do sol. Sua flor é uma espata erecta de 4 a 18cm de comprimento em uma variedade de cores: branco, amarelo, laranja ou roxo, e aromático, que brota na primavera. É tóxica, devido à presença de oxalato de cálcio.

A flor de lótus

O nome científico desta beleza é Nelumbo nucifera, e é conhecida pelos nomes de lótus, lótus sagrado, lótus indiano ou rosa do Nilo. Ela cresce naturalmente em grande parte do mundo, embora seja nativa da Europa, Ásia e Austrália. Suas folhas são flutuantes, arredondadas e grandes até 100cm de diâmetro, e produz suas flores aromáticas brancas, rosadas ou brancas na primavera-verão.

Como curiosidade, você deve saber que tanto o rizoma quanto as sementes podem ser comidos uma vez tostados ou cozidos.

Nenúfar

O nenúfar é uma planta perene e aquática pertencente ao gênero Nymphaea, que é composto por sete espécies originárias das regiões temperadas e quentes do mundo. Desenvolve folhas flutuantes, sagitais e cores que vão do verde ao púrpura. E produz flores aromáticas, brancas, amarelas, rosadas, vermelhas ou azuis na primavera-verão.

Vitória régia

Esta é a maior planta aquática flutuante que existe. Seu nome científico é Victoria amazonica, embora também seja conhecida como Victoria regia, e cresce nas águas do rio Amazonas (Peru e Brasil), assim como na Guiana, Colômbia, Paraguai e Venezuela.

Suas folhas medem até 1 metro de diâmetro, e podem suportar até 40kg de peso se bem distribuídas. Suas flores também não estão muito atrás: medem até 40cm de diâmetro! Eles também são aromáticos.
De qual destas flores aquáticas gostaste mais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *