Conselhos de como parar os soluços

A sensação angustiante causada pelos soluços não permite que uma tarefa seja realizada normalmente. Além de ser irritante, pode ser desconfortável se você estiver cercado de pessoas em tais momentos. E embora nem sempre seja fácil livrar-se dos soluços, há muitos truques que o ajudarão a livrar-se deles rapidamente e a tempo. Atreve-se a pô-los em prática? Descubra como se livrar facilmente de soluços.

Causas dos soluços

Os soluços não ocorrem por acaso ou coincidência. Esta condição irritante aparece quando nosso diafragma se contrai involuntariamente, causando espasmos e mais tarde um fechamento das cordas vocais, resultando no som típico desta condição: soluços!

Algumas das causas mais comuns de soluços são

Comer muito rápido ou comer grandes quantidades de comida.
Comendo alimentos muito picantes ou quentes.
A beber demasiado depressa.
O nervosismo e o stress também podem levar a soluços.
Condições de saúde como garganta irritada, estômago ou pneumonia também podem levar a soluços.

Comer mais devagar, moderar a velocidade de ingestão de líquidos e gerir o stress, especialmente durante as refeições, pode evitar que esta condição se desenvolva. Mas o que é que se faz quando está lá?

Conselho 1
Uma maneira muito eficaz e rápida de remover os soluços é fazer o estiramento do nosso diafragma, o que evitará que os espasmos continuem. Para fazer isso, você pode suster a respiração e levantar a cabeça como se estivesse olhando para o teto. Tente esticar o pescoço completamente e permanecer nesta posição por pelo menos 20 segundos.

Esta solução é normalmente muito eficaz, mas se no início não funcionar, prenda a respiração novamente e tente novamente – ela irá desaparecer!

Conselho 2

Cambiar el ritmo de la respiración es también una forma tradicional de quitar el hipo. Realiza inspiraciones y exhalaciones por la boca de forma constante, pero hazlo siempre sentado pues esta solución podría ocasionarte mareos. No es conveniente hacerlo durante más de un minuto.

Conselho 3

Entre os remédios caseiros mais eficazes para remover soluços está o de respirar para dentro de um saco de papel. O objectivo é aumentar o nível de dióxido de carbono no sangue para parar os soluços.

O procedimento é muito simples de realizar, basta pegar um saco de papel e respirar contínua e repetidamente dentro dele. É importante que você coloque o saco à volta da boca e do nariz, segurando-o e pressionando com os dedos para que não haja espaços livres para a entrada de ar. Tome estas respirações cerca de 4 ou 5 vezes e não as prolongue muito, pois demasiadas podem causar tonturas.

Conselho 4

Para remover os soluços sem a necessidade de tantos recursos, você pode respirar pelo nariz, esticando os braços. Estique-os muito e prenda a respiração durante alguns segundos. Esta solução é tão eficaz como a que sugerimos no passo 2, pois irá ajudá-lo a esticar o diafragma.

Conselho 5

Embora menos conhecido, outro remédio natural para os soluços é espremer um limão numa colher de sopa e bebê-lo. A verdade é que é um pouco ácida, mas é muito eficaz e, caso não funcione no início, a operação pode ser repetida.

Este procedimento é eficaz porque o sabor ácido do limão nas papilas gustativas pode gerar uma espécie de distração em nosso corpo, reduzindo os soluços. Comer uma fatia de limão também pode funcionar.

Conselho 6

Uma das soluções caseiras mais simples para conter os soluços é beber um copo de água fria, pois isso pode ajudar o músculo do diafragma a descongestionar. Para que o remédio tenha o efeito esperado, o copo de água deve ser bebido de uma só vez, engolindo sem respirar.

Uma técnica similar que também pode dar bons resultados é tomar pequenos goles de água enquanto se prende a respiração ao mesmo tempo.

Conselho 7

Uma das melhores maneiras de se livrar dos soluços é comendo uma colher de chá de alguns alimentos doces, como açúcar, creme de cacau, mel, etc. A razão para isso é que, ao degustá-lo dentro da boca, você conseguirá gerar uma maior quantidade de saliva, algo que fará com que o diafragma relaxe e, portanto, os soluços desaparecerão. É melhor colocar a colher de chá na boca e deixar o alimento dissolver-se por si só para incentivar a produção de saliva.

Conselho 8

Outro truque para remover os soluços é realizar um exercício que lhe permitirá abrir o diafragma e eliminar esta condição. Para isso, terá de levantar a mão esquerda até à altura da cabeça e, aí, juntar o polegar e o dedo indicador pressionando ligeiramente. Mantenha esta posição por alguns segundos e você verá os soluços desaparecerem.

Caso você não tenha sucesso, você também pode fazer o mesmo exercício, mas respirando e segurando enquanto você vira a cabeça para o lado. Quando você não aguentar mais, libere o ar lentamente e retorne à sua posição inicial – com certeza vai funcionar!

Conselho 9

Se você quer se livrar dos soluços de um bebê, então você terá que seguir outros conselhos especializados sobre o corpo e a saúde dos pequenos. A primeira coisa que você deve ter em mente é que os soluços são muito comuns em bebês, especialmente durante os primeiros meses de vida. A razão é que eles ainda não têm controle de seu sistema nervoso ou digestivo, algo que causa a contração do diafragma e, portanto, o que comumente conhecemos como soluços aparece.

Esta situação não costuma durar muito, na verdade, é comum que dure cerca de 10 a 30 minutos e depois se vá embora sem qualquer desconforto ou aborrecimento. Portanto, não se assuste se vir que o seu pequeno tem soluços contínuos porque é uma condição que é mais normal em qualquer bebê e, sobretudo, não tente nenhum dos métodos que indicamos nos passos anteriores porque o corpo de um recém-nascido não é, de forma alguma, o mesmo que o de uma pessoa já formada.

Conselho 10

No entanto, embora os soluços nos bebês sejam comuns, você pode fazer alguns exercícios ou métodos que podem ajudar a acalmá-los e tornar o seu filho mais confortável:

Massajar o abdómen ou as costas: esta é uma das melhores técnicas para remover os soluços dos bebés, porque relaxa o diafragma e permite que o ar penetre regularmente.
Observando quando você come: Os bebês muitas vezes ficam soluçados quando passam gás, o que é o caso quando comem o leite materno ou o biberão. Portanto, o melhor que pode fazer é certificar-se de que o seu bebé está preso ao mamilo ou à tetina, para que não entre ar extra e perturbe o seu ciclo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *