Como recuperar fotografias eliminadas do WhatsApp

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados para mensagens instantâneas, bem como para enviar fotos e vídeos. No entanto, há momentos em que, por razões fora do controlo do utilizador, estes ficheiros são apagados ou danificados.

Se estiver a pensar se as fotos eliminadas do WhatsApp podem ser recuperadas, gostaríamos de dizer SIM. Além das cópias de segurança do telefone, há também uma série de aplicações que pode transferir para os seus dispositivos Android ou IOS para realizar este procedimento. No artigo seguinte sobre como recuperar fotografias deletadas do WhatsApp, dizemos-lhe tudo o que precisa de saber.

Posso recuperar fotografias deletadas do WhatsApp?

Como já dissemos, a resposta a esta pergunta é SIM, é possível recuperar fotos apagadas do WhatsApp através de uma cópia automática do programa, de algumas aplicações ou do seu computador.

Desde que você tenha baixado a versão mais recente do aplicativo, isso permitirá que você baixe novamente as fotos que você foi excluído, o único requisito para fazer isso é que esses arquivos devem estar dentro da conversa. Se, por outro lado, toda a informação foi perdida, as fotos e vídeos não podem ser recuperados a menos que o destinatário reenvie a informação.

Use o WhatsApp Web para recuperar fotos

Acredite ou não, recuperar fotos apagadas através do WhatsApp Web é muito fácil. Além disso, você pode fazer este método se você tem iOS ou Android. Veja este simples passo a passo:

  • Entre no WhatsApp Web a partir do seu computador.
  • Digitalize o código QR que está lá com a câmera do seu celular.
  • Depois de iniciar sessão, aceda ao chat a partir do qual pretende recuperar as fotografias.
  • Dentro do chat, você terá que ir para o ícone de arquivos. Você pode encontrá-lo clicando no design do clipe no canto direito do chat.
  • Clique no ícone de fotos e arquivos e selecione as imagens que deseja recuperar.
  • Depois de ver essas fotos, você poderá clicar no botão de download na parte superior do menu.

As imagens podem ser visualizadas imediatamente na pasta de download do seu computador. Se quiser transferi-los para o seu dispositivo móvel, pode fazê-lo com a ajuda de um cabo USB ou através do iCloud.

Recupere fotos excluídas do WhatsApp com um backup

Outra forma de recuperar fotos recebidas no WhatsApp é através do backup que foi feito posteriormente pela aplicação em questão. Se quiser activá-lo, vá à opção “Definições” no seu WhatsApp e depois clique na opção “Chats”. Desta forma, a opção que contempla o backup será exibida e você será capaz de verificar se a informação que foi excluída permanece lá.

Graças a esta opção, poderá verificar quando foi a última vez que fez o backup das informações multimédia alojadas no WhatsApp no seu telemóvel. Caso isso tenha sido feito antes da informação ter sido apagada, a foto ainda deve estar lá.

Caso a informação seja realmente copiada, você pode baixá-la facilmente. No entanto, é muito provável que o seu dispositivo lhe peça para desinstalar o WhatsApp e reiniciar o seu telemóvel. Quando o aplicativo estiver ligado e você o reinstalar, você será capaz de recuperar as imagens, mas certifique-se antes de salvar em seu computador todas as informações que você não quer perder.

Como recuperar fotos apagadas do WhatsApp no iPhone

Para pessoas com um iPhone, a cópia automática do telefone é uma boa opção. No entanto, a primeira coisa que deve fazer é desinstalar o WhatsApp e depois reinstalá-lo. Você pode então fazer um processo semelhante para fazer backup, mas usando iCloud. Neste caso, você terá que entrar na aplicação e clicar na opção “Backup” para baixar o material novamente. Desta forma, poderá ter as imagens que perdeu no seu computador. Você pode encontrar este artigo sobre como restaurar o backup iCloud para iPhone útil.

Outra forma de recuperar fotos perdidas é através do aplicativo de computador EaseUS MobiSaver Free.

Conecte seu celular ao PC usando um cabo USB.
O dispositivo será então reconhecido na tela do computador.
Clique na opção “Recuperar do dispositivo IOS” e, em seguida, no botão “Verificar”.
Isso exibirá imagens que foram recentemente excluídas do seu celular. Seleccione as imagens que pretende recuperar e seleccione “Recuperar”.

Como recuperar fotos excluídas do WhatsApp no Android

Se tiver um dispositivo Android, é possível utilizar algumas programas que podem ajudá-lo a restaurar imagens eliminadas do WhatsApp. Estas opções incluem:

Restore Image: Esta aplicação procura fotografias que tenham sido eliminadas do WhatsApp ou de qualquer outra aplicação de mensagens recentemente. É importante mencionar que nenhuma permissão de root é necessária para seu uso, e é por isso que é uma ferramenta muito útil.
MobiSaver: caso você não tenha tido bons resultados com o aplicativo anterior, você pode usar o MobiSaver, com o qual você irá recuperar o conteúdo recentemente apagado da memória do telefone. Esta aplicação é eficaz tanto com a versão gratuita (para recuperar um número limitado de ficheiros) como com a versão paga (número ilimitado de ficheiros).