Chá de Canela para o seu período: benefícios e como utilizá-lo

Quem não conhece a canela e os seus vários usos na gastronomia em todo o mundo? Originária do Ceilão (agora Sri Lanka), há evidências que sugerem que esta maravilhosa especiaria já era popular há vários séculos antes de Cristo. Chineses, indianos, fenícios, egípcios e gregos consideraram-na de valor, tanto pelas suas propriedades gastronómicas como pelas suas qualidades conservantes e terapêuticas. A canela foi uma das especiarias que promoveu as viagens colombianas que mudaram a história do mundo.

Tradicionalmente, a canela era usada para tratar as doenças das próprias mulheres, devido aos seus supostos efeitos benéficos sobre as irregularidades menstruais. Descubra connosco se realmente funciona!

Chá de canela para o seu período: funciona?

Em pesquisas independentes, uma em 2015 e outra em 2018, dois grupos de cientistas estudaram os efeitos da canela sobre condições relacionadas com a menstruação, tais como cólicas graves, sangramento excessivo, irregularidade e a presença de outros sintomas, tais como vómitos e tonturas.

As conclusões sobre os benefícios do chá de canela foram mais do que interessantes. Eles demonstraram conclusivamente que a canela é uma forte aliada para as mulheres com problemas menstruais. O chá de canela pode ajudar a reduzir o sangramento, aliviar as cólicas dolorosas de forma rápida e eficaz, bem como diminuir a intensidade dos sintomas relacionados com a TPM. Tudo de forma segura, sem efeitos colaterais adversos ou altos níveis de toxicidade, se usado em quantidades moderadas.

Além disso, o chá de canela serve para antecipar rapidamente a menstruação, pois estimula as contracções uterinas, desde que seja tomado um ou dois dias antes do possível aparecimento do período. O chá de canela também é bom para atrasos, se estes forem inferiores a um mês.

A acção da canela na menstruação pode dever-se à sua acção como vasodilatador, uma vez que aumenta o fluxo sanguíneo no útero e ajuda a promover uma hemorragia regular. Por outro lado, o chá de canela também é antiespasmódico e anti-inflamatório, por isso não só contribui para a menstruação regular, mas também para a redução da dor.

Além das suas propriedades para a menstruação, o chá de canela também tem qualidades adelgaçantes.

Como fazer chá de canela?

Preparar chá de canela é bastante simples, e é delicioso e fácil de incorporar na sua rotina diária. Pode beber tanto quente como frio, embora seja aconselhável bebê-lo quente no primeiro dia do período para ajudar a relaxar os músculos e evitar contracções dolorosas.

A preparação é feita de duas maneiras, tudo depende do tipo de apresentação da canela que você tem. No caso de canela inteira ou “pau”, o pau de canela deve ser fervido num copo de água ou aproximadamente 235 ml de água. O tempo de preparação é de cerca de 10 ou 15 minutos.

Se, por outro lado, você já tiver o tempero moído, ferva o copo de água e depois acrescente cerca de uma colher de chá ou 2,6 gramas de canela em pó. Enquanto a água arrefece, deixa a canela descansar. Embora você possa fazer isso se desejar, não é necessário esticar a infusão.

É importante notar que os especialistas em medicina tradicional ou alternativa preferem a canela do Ceilão à canela da Cássia, assim como preferem usá-la inteira. Se você só tem uma garrafa de canela em pó na mão e não tem certeza de qual variedade ela pertence, você ainda pode usá-la, mas tenha em mente que as propriedades podem não ser as mesmas.

Infusão de canela: contra-indicações

Embora a canela seja geralmente bastante segura, existem condições que podem ser agravadas pelo consumo regular desta especiaria. Esteja ciente de algumas das contra-indicações do chá de canela:

Se você sofre de refluxo gástrico ou úlceras estomacais: pessoas com essa condição devem evitar esse tempero, pois ele tende a irritar e danificar a mucosa do trato digestivo. Por esta mesma razão, doses muito altas devem ser evitadas ou tomadas por um longo período de tempo.
Se você come alimentos ou medicamentos que afetam as paredes gástricas: é preferível não comer junto com medicamentos ou alimentos que afetam as paredes gástricas, especialmente se for doce com açúcar e menta como doces e chicletes. Juntos podem causar inflamação e úlceras na cavidade oral, incluindo a garganta.
Se sofre de problemas de plaquetas ou de coagulação: outra condição que pode impedi-lo de desfrutar do chá de canela é uma contagem baixa de plaquetas ou problemas de coagulação. Se você estiver tomando anticoagulante, tenha em mente que a canela pode realçar seus efeitos, pois é, em si, um anticoagulante suave. Pessoas com problemas de fígado ou de rins também devem evitar o chá.

Para regular a menstruação, a recomendação geral é beber chá de canela uma vez por dia na semana anterior ao início da menstruação e no primeiro dia do ciclo menstrual. Depois disso, é recomendado parar de beber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *